Comentário Salmos 1: A Busca Pela Felicidade

Spread the love

As respostas às buscas pela felicidades começam por este texto: Salmo 1:1-6

Introdução aos seis primeiros versículos: Na “Declaração de Independência” dos Estados Unidos exalta a vida, a liberdade e a busca da felicidade.

Proclama que Deus dotou todos os homens com os “direitos inalienáveis”, mas Infelizmente, a busca da felicidade é uma fútil busca de muitos de nós.

Nós desperdiçamos nosso precioso tempo e recursos, fazer escolhas ruins, e muitas vezes arruinamos nossas vidas e a dos outros, procurando o tesouro da felicidade em todos os lugares errados.

Onde é que a felicidade pode ser encontrada? 

A verdade simples, mas poderosa da Palavra de Deus é que a verdadeira felicidade é um dom de Deus, uma de Suas bênçãos muito especiais. Este presente maravilhoso é nosso se estamos corretamente relacionados com Ele e, se andarmos na obediência aos Seus mandamentos.

Muitos comentaristas acreditam que este salmo foi escrito propositadamente como a introdução de toda a coleção inspirada. Observe o seguinte sobre este hino de instrução:

  • Ela nos ensina a experimentar a bênção de Deus.
  • Ela enfatiza a Palavra nas instruções da lei (Torah).
  • Ele pinta um retrato de dois homens que seguem acentuadamente diferentes modos de vida, os homens com distintamente diferentes futuros.

O Professor e comentarista da Bíblia Warren Wiersbe explica:

Dois homens, Dois caminhos, Dois destinos.

O salmo apresenta duas maneiras:

  1. O Caminho da bênção;
  2. C Caminho da maldição.

O que era a escolha que Israel teve que fazer (Dt. 30:15,19).

Jesus usou uma imagem semelhante (Mt. 7:13-14). História da Bíblia parece ser construído em torno do conceito:

  • De dois homens: o “primeiro Adão” e o “último Adão” (Rm 5. ; 1 Cor 15:45)
  • De dois homens: Caim e Abel;
  • De dois homens: Ismael e Isaque;
  • De dois homens: Esaú e Jacó;
  • De dois homens: Davi e Saul.

E ainda reservado para o final a Bíblia conta que a história culmina em:

  • Cristo e Anti-cristo.

O Contraste Está em Toda a Bíblia

Este contraste é totalmente explicada no livro de Provérbios .

Provérbios completamente discute as duas maneiras, os dois homens e a importância da vida eterna pela instrução da Palavra de Deus.

Muitos termos que são frequentemente discutidos em Provérbios aparecem neste salmo. A busca da palavra e estudo destas palavras em Provérbios nos dá uma compreensão mais profunda deste salmo. Estas palavras incluem:

Caminhada, Conselho, Forma, Escarnecedor, Direito e Justo.

O Salmo 1 é a principal passagem para o resto dos salmos – É como uma porta que se abre para entender todo o restante dos Salmos.

Temos Que Escolher

O comentarista Derek Kidner declara que:

“ele (o Salmo 1) está aqui como um porteiro fiel, confrontando aqueles que estariam na “congregação dos justos” (v.5), com a escolha básica que por si só dá realidade de adorar.

No início da Salmos, o hinário judeu, uma verdade vital é proclamado: só podemos adorar a Deus verdadeiramente se nós o escolhemos para andar em seu caminho e, à luz da Sua Palavra.

A Sagrada Escritura é central para toda adoração. Deus se revelou, Seu glorioso plano da salvação, e a Sua vontade para cada um de nós em Sua Palavra inspirada.

Só se deliciar em Sua Santa Palavra (lei) que podemos realmente entrar em Sua presença. Só se nós escolhemos o caminho da retidão é que podemos ter uma audiência com ele.

Temos Que Meditar, Adorar, Nos Inspirar e Além Disso: Experimentar

Só se meditar sobre a Sua Palavra podemos compreender plenamente os caminhos de Deus e adorá-Lo em verdade. Qualquer pessoa pode ser inspirado e confortado pela leitura dos salmos, mas só podemos experimentar um relacionamento íntimo com Ele, se amam e obedecem a Sua instrução que dá vida (Jo 14:21; 15:10,14). Essa relação nos dá a liberdade para derramar nossos corações a Deus.

Pare na Porta Dos Salmos, Pense e Decida:

Antes de entrar plenamente em salmos, temos de parar na porta do Salmo 1 e tomar a decisão de …

  • Andar no caminho do Senhor
  • Ter prazer em Sua Palavra
  • Meditar sobre a Sua Palavra

Só então poderemos ser gloriosamente abençoado na presença do Senhor. Isto é, Como ser feliz e abençoado na vida , 1:1-6.

  1. Separado dos ímpios (v.1).
  2. Ser dedicado à Palavra de Deus (vs.2-3).
  3. Entenda o infeliz e ímpios (vs.4-5).
  4. Confie no Senhor e ser justo (v.6).

2 comentários em “Comentário Salmos 1: A Busca Pela Felicidade”

  1. Gave 3win68 a shot last night, and I gotta say, the user experience is surprisingly good. Easy to navigate, and the loading times are fast. Will be trying to see how well they give out the wins. Maybe you check it out: 3win68

  2. Bet169net, huh? Never heard of it. Anyone got any experiences with this one? Good payouts? Easy withdrawals? Spill the beans! You might just find your new favorite platform here: bet169net

Deixe um comentário