Maridos: O Amado da Amada

Por

A palavra Amado: Dôdî – “Meu Amado” aparece:

  • 27 Vezes por Sulamita
  • 5 Vezes pelas Donzelas e
  • 4 dando indicativo de “Relação Sexual”.

Depois disso “dôdî” ocorre mais 21 vezes.

Cantares 5.10–16
Cantares 5.10 O meu amado é alvo (revigorado, bonito, branco, radiante. A palavra aparece quatro vezes no AT. Quando comparada todas elas: “luz deslumbrante, tremeluzente”).

Indicação de:

  1. Ouro (nobre)
  2. Marfim (raro)
  3. Joias (precioso), e
  4. rosado; (heb. Adôm: “vermelho, sadio, “viril”, “macho”).

Ele é o primeiro entre dez mil (distinguido, um modelo, que se reconhece).

Cantares 5.11 A sua cabeça é como o ouro mais apurado, (“sem impurezas”; “condução sem sujeiras” “direção sem ofensa”) os seus cabelos são crespos, pretos como o corvo. (“beleza original”, “características naturais”)

Cantares 5.12 Os seus olhos são como os das pombas (“olhar de simplicidade”) junto às correntes das águas, (de expectativa) lavados em leite, postos em engaste (os olhos são o espelho da alma – sinal de inteligência e simpatia).

Cantares 5.13 As suas faces são como um canteiro de bálsamo, (Conforto; alívio; consolo; lenitivo; alento); como flores perfumadas; (perfumado, canteiro/porção de perfume, “cheiroso”) os seus lábios são como lírios gotejando mirra com doce aroma. (“boca perfumada”, “gostosa”, “cheirosa”)

Cantares 5.14 As suas mãos são como anéis de ouro engastados de berilo; (“mãos firmes”, sustento da casa” “ a nobreza das mãos que caem”) o seu ventre como alvo marfim, coberto de safiras. (“disposto, ativo, acesso” – Heb. Lápis-azulí)

Cantares 5.15 As suas pernas como colunas de mármore colocadas sobre bases de ouro puro; o seu aspecto como o Líbano, excelente como os cedros. (“Montanha branca” “poder, majestade, forma, altura, permanência”) A estupenda grandeza e grande elevação das montanhas do Líbano – os seus cumes, revestidos de neve perpétua, dominando o espaço como torres, ou coroados de aromáticos cedros – os seus olivais – as suas vinhas, produzindo os mais deliciosos vinhos – as suas fontes de água cristalina, e os seus ribeiros de água fresca – a fertilidade dos vales e o agradável cheiro dos arbustos, tudo se combina para formar na linguagem da Escritura ‘a glória do Líbano’. Numerosas plantas aromáticas crescem sobre montanhas.

Cantares 5.16 O seu falar é muitíssimo doce, sim, (“maravilhoso ouvi-lo”) ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém. ( ele é meu amante, mas também meu amigo, meu marido, esposo)

I. CHAME A ATENÇÃO DOS MARIDOS:
1. Na Cama:
“Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.” (I Pedro 3 : 7)

2. No Cuidado
“Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.” (Efésios 5 : 28)
No Zelo Sacrificial
“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,” (Efésios 5 : 25)

3. No Tratamento
“Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.” (Colossenses 3 : 19)

II. CHAME A ATENÇÃO DAS ESPOSAS
1. Em casa
“A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.” (Tito 2 : 5)

2. No Evangelho
“Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;” (I Pedro 3 : 1)

3. No Amor
“Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,” (Tito 2 : 4)

Deixe uma resposta