O Que é Corpo Alma e Espírito?

Por

O Que é Corpo Alma e Espírito? Na verdade, é melhor dizer a frase ao contrário: “Espírito Alma e Corpo”, pelo simples motivo que é assim tratado nas Escrituras:

1 Tessalonicenses 5.23

“E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”

O Que é Corpo Alma e Espírito? Tricotomia ou Dicotomia:

É muito comum parte dos pesquisadores aderirem ao “dicotomismo” e poderia até ser entendido assim, se considerarmos o homem após a morte, porém, no meu entendimento e explicação é dada abaixo:

O homem é uma “tricotomia” por possuir três dimensões distintas unidas e inseparáveis até que a morte os separem, por isso devemos saber discernir O Que é Corpo Alma e Espírito

Posso dizer isso porque o próprio texto citado acima o ensina.

Nós temos três dimensões individuais, onde cada uma destas essências possuem suas próprias virtudes e imperfeições.

Elas são tão unidas e entrelaçadas que é impossível uma não causar efeito nas outras duas essências – seja para o lado positivo ou negativo.

O apóstolo (no verso acima), ensina que cada uma delas devem ser conservadas para o dia de Cristo.

Entendendo o Processo da Tricotomia no Ser Humano:

O Que é Corpo Alma e Espírito?

Podemos dizer que somos “Pneuma-Psicco-Orgânicos”, ou seja, Espírito, Alma e Corpo.

Vamos observar cada uma das três essências separadamente para ter uma compreensão do todo.

É Pela Palavra Que Podemos Entender Hb 4.12

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

I. O Corpo Humano

Para sabermos O Que é Corpo Alma e Espírito, precisamos entender que quando Deus criou o homem, primeiro o fez do pó da terra, porém, era apenas uma criação inanimada e sem vida.

A maioria de nós, pensamos que era apenas um boneco como aqueles feitos de neve, mas não era.

Também não foi feito como as demais criações, que foram criadas pela poder do “Haja” isso e “Haja” aquilo.

Elohim com suas próprias mãos criou o homem com todos os seus detalhes, com seus órgãos.

Posso até através das Escrituras e visualizar – então, ver os anjos louvando e adorando quando testemunhavam a criação do mundo físico.

Pois, conforme o texto, os anjos foram criados primeiro que os homens e ao verem cada parte do corpo humano ser criada eles ficavam pasmados e observando qual seria o resultado do que Elohim estava fazendo. Veja o texto a seguir:

Jó 38.4-7 – Os anjos ficaram admirados de ver a criação

Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?

Você já consegui entendendo melhor O Que é Corpo Alma e Espírito?

II. O Espírito do Homem – Gn 2.7 O Sopro de Vida

Ao lhe dar o fôlego de vida – soprando nele o espírito, foi para que ele se tornasse “alma vivente” na tricotomia.

Logo, entendemos que esse “sopro” que saiu de dentro do Criador, passou a existir como espírito impactando diretamente o corpo.

Essa é nossa diferença dos demais animais – nenhum deles receberam o “Sopro Divino” bem como nenhum deles foram criados diretamente pelas mãos do Criador. Deus apenas ordenou que a terra e o mar produzissem tais espécies.

III. A Alma do Homem

Assim, fica claro, que o espírito (pneuma), foi “Soprado por Deus” nas narinas do homem provocando um impacto profundo chamado “Fôlego de Vida”

Esse sopro que saiu de Deus, para ser o “espírito do homem” ao penetrar no corpo ainda inanimado, fez uma sobreposição criando o “Fôlego de Vida” da qual chamamos de “Psique” (Alma).

Essa “Psique” (Alma), por sua vez, faz o tangenciamento sobre o corpo.

O ser humano então se torna em sua totalidade de O Que é Corpo Alma e Espírito a “Alma Vivente”.

Como é Feita a Difusão das Três Essências Humanas?

Para entendermos O Que é Corpo Alma e Espírito, é importante refletir em cada uma das três partes:

A alma passa a ser o elo de ligação tão profundo, de modo que ela pertence às duas dimensões tanto quanto.

Ela (a alma, a psique), passa a perceber/ser tanto parte do corpo humano quanto parte do espírito humano e ainda conservando suas próprias características.

Também, além de ter suas próprias variações que fornecem diferentes sintomas ao espírito e ao corpo,

Ainda recebe as causas e os efeitos das individualidades do espírito e do corpo ao mesmo tempo em que faz a transmissão entre si criando a personalidade humana – a pessoa existencial

Essa ligação faz com que o espírito se liga ao corpo e o corpo ao espírito sendo a alma a responsável por essa unificação.

Como a Alma Faz a Ligação Entre o Espírito do Homem e o Seu Corpo?

O fato é que a alma tem em sua essência a capacidade de se fundir com a imaterialidade do espírito e com materialidade do corpo. Explico:

  • Com sua essência imaterial ela se funde com o espírito,
  • Com sua essência imaterial, ela é capaz de se fundir ao corpo através dos neurais do cérebro – Cada pessoa possui cerca de 86 bilhões de neurônios – estes sensores capta a imaterialidade da alma

O cérebro é uma parte muito importante que capacita esse transcendimento do espírito e da alma ao corpo pelos seus bilhões de neurônios.

O Que é o Ser Humano?

O Espírito por sua vez, na resposta sobre O Que é Corpo Alma e Espírito, está vinculado à alma e consequentemente ao corpo através da alma – é capaz de viver sem o corpo pelo fato de ter saído de Deus.

Em sentido existencial, o homem é um espírito que habita em um corpo e possui uma alma e não um corpo que tem um espírito.

Quando uma dessas três dimensões (espírito, alma e corpo), está adoecida, automaticamente ela tem o poder de abalar as outras essências – isso é fato e não se pode negar.

Salmos 41.4 O Pecado Adoece a Alma

Quando começamos a entender O Que é Corpo Alma e Espírito, vemos que o pecado adoece cada uma das partes.

Veja o que fala sobre a alma:

“Disse eu da minha parte: Senhor, compadece-te de mim, sara a minha alma, pois pequei contra ti”.

Como é o Homem Antes de Receber o Espírito Santo?

Quando Adão e Eva se desligaram do Criador por meio da desobediência, toda a humanidade foi desligada.

Era o espírito (pneuma) do homem ainda sem pecado que permitia essa comunhão com o Criado, mas agora esse espírito morreu dentro do homem ficando apenas os impulsos e atrações da alma.

A “alma” sem receber a vivificação do espírito, não possui nenhuma sensibilidade espiritual.

A ‘Alma” sem a esperança do espírito vivificado, cai no desespero, na depressão, na desesperança ou mesmo nas expectativas (boas ou ruins) impulsiona o “Corpo”, e este por sua vez, ora triste, ora deprimido, ora isso ou aquilo provoca a alma criando um ciclo de vai-e-vem pra lugar nenhum.

A “Alma” é capaz de dar existência ao corpo em pulsões de causa e efeito, mas o “espírito vivificado” é capaz de dar ao homem a razão espiritual, a comunhão com o Pai Celestial.

Ainda digo, a “alma” é até capaz de fazer simulações espirituais na tentativa de sobreviver fora de seus conflitos e angústias, mas seu resultado será sempre imediatos instantes que se terminam em frustrações e vazio.

É isso que o apóstolo Paulo diferencia o homem natural do homem espiritual.

Ao estudarmos as três dimensões juntas e sabermos O Que é Corpo Alma e Espírito, vemos que o homem natural ainda continua morto em seus delitos e pecados.

Jó 27.8 O Que é o Homem Sem o Espírito Santo?

Pois, qual é a esperança do ímpio, quando Deus o cortar, quando Deus lhe arrebatar a alma?

Eles têm espírito? Sim! Mas um espírito potencialmente morto e não consegue absorver a natureza de Deus.

Assim, a “Alma” do homem que não recebeu o milagre do Novo Nascimento, ainda não foi vivificado – é apenas uma “alma” sem a percepção espiritual.

O Milagre do Novo Nascimento no Espírito do Homem:

O “novo nascimento” descrito nas Escrituras, é o homem natural receber novamente o “sopro de Deus” e isso atinge a nossa pergunta sobre O Que é Corpo Alma e Espírito em todas as esferas

Só que agora, não é o sopro para que a carne (ou corpo inanimado sem vida possa receber a alma vivente como aconteceu no Eden.

Quando o Espírito Santo enviado por Jesus toca em no “espirito humano” que estava morto em seu pecado (pecado original) – seja vivificado e passa a perceber, conhecer, caminhar com Deus e receber da Sua natureza.

Espírito Alma e Corpo – Textos de Reflexão:

O Que é Corpo Alma e Espírito

O Que é Corpo Alma e Espírito: Alguns Textos Sobre o Espírito Humano:

Jó 32.8: Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo Poderoso o faz entendido.

Provérbios 20.27: O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre.

1Co 6.17: Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.

Tg 2.26: Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

O Que é Corpo Alma e Espírito: Alguns Textos Sobre a Alma Humano

1Pe 2.11: Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma;

Tg 1.21: Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.

O Que é Corpo Alma e Espírito: Alguns Textos Sobre o Corpo Humano

Fl 3.21: Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

2Co 5.4: Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.

Rm 8.23: E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.

1 comentário em “O Que é Corpo Alma e Espírito?”

Deixe uma resposta