Quem São Os Filhos de Deus e As Filhas dos Homens em Gn 6

Spread the love

Neste artigo Os Filhos de Deus e As Filhas dos Homens em Gênesis 6 vamos responder algumas perguntas que muitos desejam saber:

  • Estes filhos de Deus seriam anjos caídos?
  • Anjos tiveram relação sexual com as filhas dos homens?
  • Os gigantes tem sua origem na união de anjos com mulheres?
  • Quem são os filhos de Deus em Gênesis?

Esta é uma pergunta fácil de responder, mas não se pode responde-la apropriadamente com poucas palavras.

Para tanto, devemos discorrer parte do capítulo 6 de Gênesis

Os Filhos de Deus versus as Filhas dos Homens

Gn 6.1 – “E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas”

Época e População:

A primeira observação é que este período entre “Os filhos de Deus versus as filhas dos homens” ocorreu num tempo anterior à história do dilúvio

Também que, não podemos sustentar que já havia uma quantidade de pessoas como nos dias de hoje como querem alguns.

Porém, a narrativa sagrada é que era um tempo em que começou um aumento significativo da população.

Sim, uma multiplicação da população significativa, mas não de tamanha proporção.

Para afirmar isso, podemos tomar por base a família de Noé que tinha 600 anos quando ocorreu o dilúvio e sua família era composta ao todo 8 pessoas.

Baseando na idade e quantidade total de pessoa na família de Noé, podemos garantir que a população não atingia um número estrondoso.

Viajando no Entendimento Errado

Gn 6.2 “Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram”.

O entendimento com uma grande aceitação é de que”

  • Estes “filhos de Deus” seriam anjos
  • Filhas dos homens = As mulheres em geral
  • Estes anjos teriam sido seres enviados por Deus para guardar o Éden
  • Estes anjos apaixonaram-se pelas mulheres
  • Estes anjos assumindo a estrutura humana coabitaram com as mulheres gerando filhos

Justino, Atenágoras, Clemens Alexandrinus, Tertuliano e Lactâncio, cujas imaginações semi-pagãs foram deslumbradas pelo por este entendimento bem como pelas lendas do livro apócrifo de Enoque.

Mas, homens de extrema respeitabilidade bíblica tais como Crisóstomo, Agostinho e outros contestaram tal entendimento com muita propriedade

Anjos Piores Que Satanás?

A expressão “filhos de Deus” atribuída na história de Jó 1.6; Jó 2.1; Jó 38.7 e também relatado em Judas 1.6-7; I Pedro 3.19-20; II Pedro 2.4,

Muitos as usam para reforçar a ideia de que em Gênesis 6 se tratava mesmo de anjos que assumiram forma humana para terem sexo com as mulheres.

As palavras que aparecem nestes textos são:

• Hoi (grego # 3588);
• Angeloi (grego # 32);
• Tou (grego # 5120 );
• Theou (grego # 2316).

Muitos dos que pensam que realmente eram anjos, ainda afirmam que nos textos citados, algumas classes de “anjos caídos” eram tão perversos que ao contrário de Satanás, eles tiveram que serem aprisionados para aguardar o julgamento final devido a tamanhos e absurdos crimes que cometeram, porém Satanás e seus seguidores não precisaram serem aprisionados.

Não Afirmando Nada Além das Escrituras

A leitura das entrelinhas, as percepções pelo contexto e outras ferramentas de interpretação do texto são legítimas e devemos nos beneficiar de tais artifícios

Porém, não se pode ir onde o texto não foi, onde o texto não diz, pois estaríamos forçando a Escritura a falar algo que não é.

Todo cristão sincero, deverá aceitar apenas aquilo que está escrito.

Os admiráveis teólogos Keil, Faber e muitos outros, conseguiram provar com muita propriedade, que em parte alguma do Pentateuco estes “Filhos de Deus” são (foram) anjos.

Ficou muito claro nos textos originais, que estes “Filhos de Deus” foram os homens que tiraram de suas vidas o Espírito de Deus que agia neles, pois preferiram dar lugar à corrupção

Daí que acontece a denúncia de Deus quando se diz: “Meu espírito não contenderá para sempre com o homem, pois este se corrompeu” Gn 6.3

Os Filhos de Deus e as Filhas dos Homens

Os teólogos e estudiosos dos textos originais, tais como:

Crisóstomo e Agostinho na antiguidade. Mais recente por Lutero, Calvino, Hengstenberg, Keil, Faber e muitos outros – todos entenderam que…

Quem Eram As Filhas dos Homens?

Adão teve vários filhos e filhas

Para contar como a raça humana se degenerou, a Bíblia começa com Caim e Abel em Gênesis 4.

Essa é a história do primeiro homicídio em que Caim mata seu irmão Abel e foge para as terras de Node criando uma cidade para si. (Gn 4.16).

Node era descendente de Adão, pois quando ocorre o assassinato de Abel e a fuga de Caim, a população já havia crescido suficiente e começara a habitar terras mais longínquas.

 Caim, que havia fugido da presença de Deus, para longe, gerou filhos e filhas e é justamente a descendência de Caim que fora conhecida como “filhos e filhas dos homens”.

Quem Eram Os Filhos de Deus?

Adão e Eva tiveram outro filho que recebeu o nome de “Sete” (Adão já estava com 130 anos).

Eva estava muito feliz por ter nascido mais um filho e ela se refere a ele como estando no lugar de Abel – o filho que agradava ao Criador

Sete por sua vez, também teve um filho e lhe chamou Enos (Adão já tinha 235 anos) quando nasceu esse neto

Sete e seu filho Enos começam a invocar ao Senhor enquanto a descendência de Caim estava cada vez mais perversa e má

No resumo, depois que Caim matou Abel, Adão gerou a Sete, que gerou a Enos, Que gerou Cainã que gerou a Maalalel, que gerou a Jarede que gerou a Enoque (que andou tanto com Deus que Deus para si o tomou).

Essa linhagem ou descendência de Adão, por se dedicarem à adoração a Deus, foram chamados “Filhos de Deus”

Enquanto a descendência de Sete servia a Deus, a descendência de Caim era cada vez mais munda e profana com foco na valencia.

Chegou um tempo em que muitos dos “Filhos de Deus”, ou seja, os descendentes de Sete que buscavam, cultuavam e serviam a Deus, buscaram mulheres para si dentre a descendência de Caim

A Mistura dos Filhos de Deus e Filhas do Homens

Talvez pela nossa cultura hoje, não seja tão simples de entender, mas em certas culturas como a dos primórdios e dos judeus e até hoje em muitos países a preferencia do casamento deve ser dado somente para aquele seguimento para manter-se a pureza da genealogia

Essa mistura, dos filhos de Deus com as filhas dos homens nasceram muitos filhos e estes, criados por mulheres com outros princípios, foi levando aos poucos a uma corrupção muito grande da raça humana

Portanto, os casamentos que os setitas formaram com as mulheres cainitas eram conexões legítimas; e como a beleza feminina sempre exerceu uma poderosa influência sobre as mentes dos homens na escolha de suas esposas, não houve impropriedade em permitir que esse elemento de atração tivesse peso na formação da relação matrimonial, tanto quanto agora.

Por isso, chegou ao ponto do Criador trazer um juízo divino através do Dilúvio, pois por 120 anos Noé anunciou a destruição, porém ninguém mais queria servir ao Senhor.

Deus preservou a raça humana salvando a família de Noé.

6 comentários em “Quem São Os Filhos de Deus e As Filhas dos Homens em Gn 6”

  1. Meus parabens pastor Ricardo, esses 120 anos, foi o tempo de pregação do evangelho ou 120 anos de vida oara o homem? Porque muitos dizem que é o tempo de vida do homem e não de pregação.

    Responder
  2. Bom dia. Desculpe mas, o “estudo”, nao trouxe nada a nao ser mais duvida. As pessoas que buscam entendimento desse tipo de informacao sobre filhos e filhas quem eram so ficamais duvidosos. Entendo que tal informacao nao agrega em nada a vida do Cristao. Se tratarmos por analogia o texto que Jesus disse: minha mae e meus irmaos sao os que ouvem e seguem a minha palavra, assuntos como esse so causam curiosidade e polemica.

    Responder
  3. Olá, eu conseguir entender, muito obg , eu creio na Bíblia e não quero ficar questionando mais além, estou fazendo um estudo profundo da bíblia, quero estudar o essencial para mim, pois tem muita coisas que não sabemos. Quando Jesus voltar tudo será esclarecido . Eu creio isso basta . Paz do Senhor Jesus irmãos

    Responder
  4. Pois bem, a palavra de Deus disse em Oséias 4:6
    Que o meu povo perece por falta de conhecimento, conhecimento da palavra De Deus, quando estudamos adquirimos conhecimento, ai quando alguém nós confrontar ou perguntar algo sobre, temos argumentos para responder detro da palavra, muito bom a reinterpretação do estudo, consegui um outro panorama sobre Noé,, obrigado pelo conteúdo muito bom,Deus abençoe grandemente, continue de dado graça para interpretar mai textos assim. Obrigado

    Responder

Deixe um comentário