Nosso Senhor e Mestre ordenou que aquelas pessoas que o seguisse, deveria cumprir seus mandamentos e este era o “sinal” do amor que tais discípulos teriam para com seu Mestre.
Podemos destacar sete (07) mandamentos para nossa reflexão:
I. Arrependimento e Mudança de Atitude:
Lucas 13.2: E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?
3: Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
Esse mandamentos foi dado a todas as pessoas e não apenas aos discípulos
II. Crer Para Receber a Vida Eterna:
João 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Apenas Deus pode amar o mundo e sair ileso dessa relação porque seu amor é altruísta, mas qualquer um de nós jamais poderemos amar o mundo e/ou as coisas que estão nele porque nosso amor é egoísta
III. Imita-lo Na Forma de Amar:
João 13.34: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Seria muito conveniente e fácil amar somente a Deus, mas o mandamento é para que possamos amar a Deus amando nosso irmão.
IV. Seguir Seus Passos Para Estar Onde Ele Está:
João 12.26: Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.
As vezes oramos para que Jesus esteja conosco – nada de errado com essa oração, mas devemos ter em mente é que nós devemos seguir os seus passos para estarmos onde Ele está. Nós é que devemos ir a Ele através de nossas atitudes.
V. Permanecer N’Ele Sempre:
João 15.4: Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Este é um exercício contínuo e podemos lembrar que Jesus antes de morrer por nós, Ele viveu por nós. E só morreu por nós porque permaneceu vivendo por nós – foram 33 anos vivendo para chegar a hora de se oferecer em sacrifício aceitável ao Pai
VI. Esperar, Suplicar, Receber e Transbordar:
Lucas 24.49: E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
Os discípulos voltaram para Jerusalém e ficaram em oração constantemente dia e noite, buscando, orando e ao receber o Espírito Santo todos ficaram cheios. Eles não esvaziaram, mas continuaram sempre cheios do Espírito Santo.
VII. Provar Nosso Amor Através do Ide:
Mateus 28.19: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Assim como nos dias comemorativos dos namorados, dos pais e das mães nós queremos escolher o melhor presente porque a pessoa é especial, assim também – se nós pudéssemos dar um presente para Jesus, eu acredito que o que mais lhe agradaria, seria o de anunciar as boas novas – o Ide por todo mundo.