Cada pessoa na terra tem anjo da guarda?

Spread the love

Será que realmente Cada pessoa na terra tem anjo da guarda?

Existem centenas de relatos de proteção sobrenatural por parte de anjos. 

A crença de que existe anjo da guarda é antiga, alguns dos pais da Igreja, como o autor do livro “O Pastor”, de Gregório de Nice e alguns outros acreditavam que para cada pessoa eram designado um anjo bom e um anjo mau.

Também uma parte da tradição judaica ensinava que todas as pessoas tem um anjo da guarda.

E, ainda outros estudiosos diziam que apenas as crianças tinham anjos de guarda.

Mas, Cada pessoa na terra tem anjo da guarda?

Existem nas Escrituras alguns textos interessantes que poderiam ser usados para esta conjectura. Vamos citar abaixo:

I. Mateus 18.10 Jesus  diz o seguinte: “Vede, não desprezeis um [sequer] destes pequeninos, porque Eu vos digo que os seus anjos, nos céus, continuamente contemplam a face do Meu Pai, Aquele que está nos céus”.

II. Hebreus 1.14: “Porventura não são todos eles espíritos prestadores de serviço de culto, para uma ação de servir [estando] sendo enviados em favor daqueles estando para herdar a salvação?”

III. Salmos 91.11 “Porque aos Seus anjos dará ordem a Teu respeito, para Te guardarem em todos os Teus caminhos”.

IV. Atos 12.15 os irmãos que estavam reunidos em oração chegou a confundir a Pedro que estava preso com “seu anjo”.

PORÉM, o termo “Anjo da Guarda” não se encontra em nenhum texto bíblico, mas ensina que eles são “Ministradores das ordens de Deus, geralmente em harmonia com o nosso caminhar na fé e agem nos livrando e guardando conforme os propósitos de Deus.

O legislador Moisés por exemplo, não queria que nenhum anjo o acompanhasse na caminhada a não ser o próprio Deus.

Ao invés de ficarmos empolgados na aceitação de termos “anjo da guarda”, nossa maior alegria e conforto é que temos a promessa de Deus de estarmos debaixo de seus cuidados.

Veja os textos:

  1. Mt 10.29-31 “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. 30 E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. 31 Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos”.

Este texto e vários outros, bem como o Salmo 91, são claros que estamos noite e dia debaixo de seus cuidados. Isso não basta para nós?

Este cuidado direto com cada pessoa que foi recebido por Jesus é mais importante que mil anjos da guarda e está firmado nas Escrituras – Podemos crer.

Nesse olhar cuidadoso de Deus, é lógico que os anjos são instrumentos enviados para acampar ao nosso lado.

Porém, devemos saber que o Salmo diz que o anjo do Senhor “acampa ao nosso redor” o que não é o mesmo que “Morar” e tão pouco ficar “voando” perto de nós como mostra o romantismo.

Os cristãos católicos parece ainda manter a ideia de que existem anjos da guarda mesmo não tendo uma afirmação nas Escrituras.

Isso não quer dizer que não existem anjos guardiões (o que é outra coisa).

Como por exemplo o anjo que Deus colocou na porta do Jardim do Éden para que o homem não entrasse e comesse também da Árvore da Vida.

Em ocasiões que apenas pertence a Deus, Ele também envia anjos para nos guardar em uma situação ou tentação, mas não são “nossos anjos da guarda”.

Se existe anjo da guarda porque muitas vezes os próprios filhos de Deus sofrem desastres terríveis? Eles falharam ou seus poderes não são suficientes?
Aprendemos que os anjos estão envolvidos na ação da igreja aqui na terra, eles agem quando são ordenados por Deus e o que nos conforta realmente é a promessa dos cuidados de Deus para os seus filhos.

Deixe um comentário