Categorias
Pregação Expositiva Tiago

Comentário Tiago 1: O Que Precisamos Quando Somos Provados

Tiago 1:5 “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”.

Tiago 1.5 “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”. (versão diferente)

Tiago 1: 9-10 “O irmão de condição humilde glorie-se na sua dignidade, e o rico na sua insignificância porque ele passará como a flor da erva”

1. Quando somos provados, precisamos pedir sabedoria
Sabedoria pra discernir o motivo da prova. Olhar para vida com os olhos de Deus. Buscar maturidade e não o prazer. A sabedoria é a única ferramenta capaz de me fazer aproveitar a prova pra alcançar maturidade.

2. Quando somos provados precisamos conhecer o caráter de Deus
A natureza de Deus nos três âmbitos: Deus é Doador – Deus é a Fonte – Deus é Liberal.

3. Quando somos provados precisamos orar com fé
Pessoas que não oram – Pessoas que Oram – Pessoas que oram, mas duvidam. Tiago 1.6,8: As três figuras do homem que duvida: Ondas do Mar: Fé e Incredulidade – Ânimo e Desanimo – Otimismo e Pessimismo. Grego DUVIDANDO diacrimonai: Duas Mentes. Grego DOBRE: Dipsychoi: Duas Almas. Alma Dividida. Andar em dois caminhos.

4. Quando somos provamos precisamos nos alegrar com as riquezas espirituais
Tiago aplica o principio da sabedoria nas provas em duas circunstancias especificadas: cristãos pobres e ricos. . Dinheiro e a falta dele sempre foi um dos grandes dilemas sociais. A riqueza não é um mal em sí, mas o amor a ela. O pobre deve gloriar-se no que tem permanente no céu e o rico pelo que não tem permanente na terra.

Pobreza Sempre Vai Existir
Porquanto os pobres sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem; a mim, porém, nem sempre me tendes. Marcos 14. 7

Mas é Deus que escolhe quem será POBRE ou RICO?
O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta. 1 Samuel 2:7

A Pobreza como Questão Social
Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme. Provérbios 29.2

A Pobreza como Falta de Estudo
Pobreza e afronta virão ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado. Provérbios 13.18

A Pobreza por Falta de Trabalho
Em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza. Provérbios 14:23

A Pobreza por causa da preguiça
Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? 10 um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar as mãos em repouso; 11 assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado. Provérbios 6. 9-11

Deixe uma resposta