Paulo Está Orando (Atos 9.11) – A primeira oração do apóstolo Paulo quando ainda se chamava Saulo, o homem de Tarso perseguidor dos cristãos:
Paulo Está Orando:
(At 9.11)
E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
O povo de Deus sempre teve e sempre terá perseguições – todas elas consequências do confronto entre o mundo espiritual e o mundo material, mas Deus tem seus meios de intervenção na ora certa.
Geralmente Deus usa duas formas para agir com o assunto:
- Às vezes, confundindo o perseguidor:
- Deus pode usar qualquer coisa que queira usar: Gritos de alaridos, Sons de Trombetas, ou os próprios guerreiros dEle – Os inimigos se enlouquecem ou se matam ou vão embora.
- Outras vezes, convertendo-o.
- Deus transforma o inimigo em amigo.
- Trazendo ele das trevas ele produz luz.
- Do comedor sai comida [Jz 14.15],
- Do corações de pedra ele suscita filhos a Abraão!
Quem Era Saulo?
Um zeloso homem cruel da Lei de Deus, morava em Jerusalém, estudava na Escola de Gamaliel de regime interno com autoridade de decidir sobre a morte de um Diácono (Estevão). Ao receber as roupas do mártir chamuscadas de sangue, tornou-se um lobisomem indo para Damasco para prender os cristão e traze-los para Jerusalém e julga-los.
Porque Saulo Queria Julgar os Cristãos?
Na concepção de Saulo, eles precisavam ser punidos porque abandonaram a antiga religião e agora estavam adorando outro (Jesus) e não apenas o Elohim e os idólatras devem morrer segundo a Lei.
Não era apenas uma perseguição aleatória, por prazer de perseguir, mas por um zelo baseado no seu entendimento.
Jesus Desce e Derruba Saulo
At 9.4
“Saulo, Saulo, por que me persegues?” O coração se Saulo se transformou e esta obra demorou 3 dias e 3 noites deixando um homem em êxtase, totalmente sem controle sobre si mesmo
Depois De Três Dias Jesus Desce Do Céu Novamente:
Quando Saulo, agora Paulo, sai do transe de 3 dias e 3 noites é que ele começa a orar, orar e continua orando até que Jesus desce novamente para e agora para Ananias dizendo:
At 9.11: E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; (Paulo está Orando)
Paulo Está Orando:
a). O ANÚNCIO DE JESUS: “Paulo está orando” (v.11)
Olha que fantástico – alguém está simplesmente orando aqui na terra e sua voz chega até ao Trono de Jesus. Acredito que Jesus tenha dito aos seus anjos e arcanjos nos domínios do Sétimo Céu:
- TÊM (verbo ter, existir) alguém orando!
b). JESUS DÁ O ENDEREÇO: “rua chamada Direita” (v.11)
Não é um absurdo quando nós pensamos que Jesus não está vendo nossa dor, nossa aflição ou a perseguição sobre nós?
c). JESUS SABIA A CASA: “em casa de Judas” (v.11)
Mas Jesus sabia também de que casa estava subindo um clamor, um incenso, uma libação e sempre foi e sempre será assim – Jesus sabe exatamente onde você está.
O anúncio é de um fato com endereço e CPF percebido pelo céu, de que alguém que estava orando tinha o lugar certo. Jesus pode olhar agora para nossa cidade e saber onde estão os que gostam de orar, os que não gostam e oram mesmo assim e os que se esforçam para orar.
d). JESUS SABIA O NOME e APELIDO: “um homem de Tarso chamado Saulo“
Veja! Um cristão aflito, contrito que dobra seu joelho e muitas vezes nem palavras saem a não ser gemidos e lágrimas são capazes de chegar até aos céus a ponto de Jesus saber o seu Nome, seu Apelido e de Onde você é (de Tarso).
Será Que Deus Sabe Que eu Existo?
VOCÊ É COMO EU? Nós podemos pensar:
- Como um pecador miserável e tão insignificante poderia abalar os céus com minhas orações?
- Como poderia um Deus tão santo interromper sua eternidade para dar ouvidos à minha voz?
- Na verdade, a única certeza que tenho, é a incerteza de que Deus saiba que eu existo e se souber, nem perderá tempo algum com um verme.
QUEM IMPORTA À DEUS?
- Deus não se importa com o orgulho dos reis (a não ser para abate-los)
- Deus não se importa com os idólatras (a não ser para reprova-los)
Mas onde houver:
- Um coração cheio de dor,
- Olhos de lágrimas,
- Lábios tremendo de agonia,
- Gemido profundo
Enquanto Paulo está orando, Os céus se abrem e Deus manda os seus anjos trazendo as mensagem e as respostas, mas antes que isso acontece, já esta havendo um grande barulho de júbilo e alegria:
Lc 15.7
“júbilo no céu por um pecador que se arrepende”
E o que Jesus fala sobre você é: “Ele está orando” – e o que estamos orando?
Lc 18.13
“Ó Deus, sê propício a mim, pecador“ – você esta sendo observado lá dos céus
Is 65.24
“E será que, antes que clamem, eu responderei; eu os ouvirei”
A Imposição das Mãos:
JESUS MANDA INSTRUIR PAULO: “impondo-lhes a mãos” (v.17)
Enquanto Paulo está orando, Jesus orienta pessoas que andam com Ele para ir instruir, e a primeira menção é que foi uma oração com imposição das mãos.
Jesus mantia Paulo ainda cego, para que suas vistas fosse restaurada através da imposição das mãos de Ananias, e isso ensina-nos como funciona o relacionamento na comunhão dos santos.