Noé Pregou Durante 120 Anos?

Spread the love

A pergunta: “Noé Pregou Durante 120 Anos?” nos leva a outra questão de igual importância e estão inter-ligadas no assunto do Dilúvio de Noé.

O título deveria conter as duas questões, porém ficaria muito grande.

São elas:

  • Noé Pregou Durante 120 Anos?
  • Noé Levou 120 Anos Para Construir a Arca?

Noé Pregou Durante 120 Anos?

Onde se diz na Bíblia que Noé Pregou Durante 120 Anos?

Sempre ouvimos os pregadores eloquentes dizerem que Noé pregou durante 120 anos e foi também o tempo que ele levou para construir a Arca – Arca de Noé

Será que a Bíblia confirma esse período de 120 anos?

As Escrituras não diz diretamente nessa sequência: “Noé pregou durante 120 anos”, ou que “Noé demorou 120 para construir a Arca”.

O dilúvio de Noé tem sido uma questão muito debatida atualmente.

Porém, a sentença é verdadeira.

Gênesis 6.3 “E o SENHOR disse: Meu espírito nem sempre se esforçará com o homem, pois também ele é carne; contudo, seus dias serão cento e vinte anos”

A Pregação de Noé e a Arca Duraram 120 Anos?

No texto em análise (Gên 6.3), em primeiro lugar, nós podemos ver um sinal da graça de Deus e não um Deus perverso que deseja acabar com tudo (pelo Dilúvio).

O texto anterior a esse versículo já nos mostra uma degeneração da raça humana.

Quero ainda lembrar que aquela população anti-diluviana era bem consciente da existência de Deus, e mais ainda:

Eles testemunhavam visualmente seres celestiais conforme lemos em Gênesis 3 onde Deus deixou seus querubins e uma espada flamejante guardando o Éden

O objetivo era que ninguém entrasse no Jardim do Éden e comece da Árvore da Vida.

Apesar do texto sagrado não mencionar, a maioria dos biblistas concorda que o Éden desapareceu e os querubins foram retirados por volta do Dilúvio de Noé.

Esse fato, tornava os habitantes da terra mais culpados ainda, por não buscarem a Deus como fez a linhagem de Sete a ponto de serem conhecidos como “Filhos de Deus”.

Você poderá ler sobre os Filhos de Deus e as Filhas dos Homens neste link

Ao contrário, os homens se corrompeu a ponto de Deus descer para observar a humanidade

Os versos do contexto mostram claramente uma degeneração muito grande na humanidade.

Deus chegou a um conclusão de que tanto os homens quanto os animais deveriam ser destruídos e foi quando pronunciou os 120 anos

120 Anos – O Dilúvio de Noé: Duas Interpretações

Opção-01: Os 120 Anos pode se referir a uma redução imposta na expectativa de vida do homem, ou

Opção-02: Se refere a um tempo a partir daquele momento até à destruição da terra através do Dilúvio

A esse período podemos até chamá-lo de “Período de Graça” que duraria 120 anos dando assim, 120 anos de oportunidades para que eles buscassem ao Senhor.

Se a Opção-01 é Verdadeira:

Isso aconteceria gradativamente, pois mesmo depois do dilúvio as pessoas ainda viviam mais de 120 anos

Tera viveu 205 anos
Abraão viveu 175 anos
Isaque viveu 180 anos
Jacó viveu 180 anos

Me parece que em Gênesis, José do Egito viveu 120 anos, mas no geral, todos viveram bem mais

Porém, é verdade que gradativamente eles foram vivendo com uma expectativa bem menos que isso, pois o Rei Davi viveu 70 anos.

O que a ciência aponta, é que por volta do dilúvio, quando as “janelas do céu” se abriu para cair chuva torrencial sobre a terra – a atmosfera também tenha ficado mais acessível aos raios solares o que em médio a longo prazo, as pessoas iriam envelhecendo mais rapidamente.

Se a Opção-02 é Verdadeira:

Com esta opção sendo a verdadeira, podemos ver o quanto Deus é bom e é bom o tempo todo

A crueldade e corrupção já havia tomado conta do coração do homem

Porém, Deus ainda esperou mais 120 anos para que eles se voltassem de seus caminhos maus.

Ambas Como Verdadeiras:

De certa forma, vemos que ambas as afirmativas são verdadeiras e portanto se cumpriram

Deus encontrou um homem e achou graça em sua conduta e modo de viver, e

Noé não teve nenhum “favoritismos” da parte de Deus, mas foi poupado porque era justo e reto em suas gerações (Gn 6.9 e 7.1)

Deus deu a Noé a missão de construir uma Arca e anunciar o fim dos tempos durando 120 anos, e posteriormente, gradualmente a humanidade também reduziu sua expectativa de vida

Resposta aos 120 Anos da Pregação de Noé

O período tão perguntado pelas pessoas, se dá na leitura de dois textos importantes das Escrituras:

2 Pedro 2.5:

E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio de Noé sobre o mundo dos ímpios;

Neste texto observamos que Noé é chamado de “Pregoeiro da Justiça” – porque ele pregava que Deus iria trazer o juízo, a justiça devido à iniquidade deles

O apóstolo Pedro se refere a Noé e a seu tempo e quando voltamos para Gênesis 6.3 vemos a decisão de Deus de falar:

“Seu tempo (do homem) será 120 anos”

Aqui não se trata de expectativa de vida humana como discutido acima, mas que o homem teria ainda 120 anos para que viesse o juízo

Esse foi o tempo que Noé pregou em palavras e sua própria vida construindo a Arca para o Dilúvio.

O paralelo de 2Pedro 2.4 com Gênesis 6.3 é a resposta.

Você também poderá ler sobre a história do Dilúvio de Noé em Genesis capítulo 6

Sobre quantos dias durou o Dilúvio de Noé pode ser demonstrado em outro artigo com mais intensidade.

Noé Pregou Arrependimento Por 120 Anos?

Primeiramente, é importante entender que a história de Noé e da Arca é um relato bíblico importante que tem sido transmitido por gerações sendo considerado uma parte significativa da fé cristã. Acredita-se que Noé tenha recebido a ordem de construir a Arca por Deus como uma forma de salvar a humanidade do Dilúvio que viria.

Conforme a Bíblia, Noé foi um homem justo e íntegro que andava com Deus. Ele levou muito a sério a missão de construir a Arca e pregar o arrependimento durante 120 anos, mesmo que ninguém acreditasse nele. Ele enfrentou desafios físicos e emocionais ao longo desse tempo, mas perseverou para cumprir a vontade de Deus.

Além disso, é importante lembrar que a mensagem de Noé não era apenas sobre construir uma Arca, mas sobre a necessidade de arrependimento e mudança de comportamento. Ele tentou alertar as pessoas sobre as consequências de seus pecados e incentivá-las a se voltar para Deus antes que fosse tarde demais.

Em resumo, a história de Noé e da Arca é uma demonstração poderosa de fé, perseverança e obediência a Deus. Não há dúvida de que Noé levou 120 anos para construir a Arca e pregar o arrependimento durante esse tempo, e essa história continua a inspirar e desafiar as pessoas até hoje.

Perguntas e Respostas Sobre a Vida de Noé:

Quem foi Noé na Bíblia?

Noé foi um personagem bíblico escolhido por Deus para construir uma arca e salvar sua família e um par de cada espécie animal durante o Dilúvio. Ele é descrito como um homem justo e obediente a Deus.

Onde a história de Noé é encontrada na Bíblia?

A história de Noé é encontrada principalmente no livro de Gênesis, capítulos 6-9.

Quando Noé viveu?

Conforme a Bíblia, Noé viveu cerca de 950 anos e provavelmente construiu a arca durante sua vida adulta.

Como Noé foi escolhido por Deus para construir a arca?

Deus escolheu Noé devido a sua justiça e obediência. Ele instruiu Noé a construir uma arca para salvar sua família e um par de cada espécie animal durante o Dilúvio.

Por que Deus decidiu enviar o Dilúvio?

Segundo a Bíblia, Deus decidiu enviar o Dilúvio porque a maldade do homem tinha se espalhado pela terra e havia se tornado insuportável para Ele.

Qual era o tamanho da arca que Noé construiu?

A arca tinha 300 côvados de comprimento, 50 côvados de largura e 30 côvados de altura.

Como Noé conseguiu colocar todos os animais na arca?

Deus instruiu Noé a levar um par de cada espécie animal para a arca. Noé obedeceu a Deus e os animais entraram na arca por si mesmos.

Quanto tempo durou o Dilúvio?

O Dilúvio durou 40 dias e 40 noites.

O que aconteceu com Noé e sua família depois do Dilúvio?

Noé e sua família saíram da arca e repovoaram a terra.

Qual foi o sinal que Deus deu a Noé após o Dilúvio?

Deus deu a Noé um sinal de sua aliança com ele e com toda a criação na forma de um arco-íris. Na verdade o texto hebraico orignal não possui a palavra “Arco-Ires”, mas apenas “O Arco de Deus”.

O Dilúvio realmente aconteceu?

Há diferentes opiniões sobre se o Dilúvio realmente aconteceu. Alguns acreditam que a história é uma alegoria, enquanto outros acreditam ser uma história verdadeira. Minha crença é de que o texto deve ser entendido literalmente – O dilúvio de fato aconteceu.

18 comentários em “Noé Pregou Durante 120 Anos?”

  1. Na minha humilde opinião a opção 1 é a correta. Pois em Gn 5:32 Noé tinha 500 anos de idade quando gerou seus filhos. Em Gn 6:10 também fala que noé gerou seus filhos; e no mesmo capítulo Deus anuncia a Noé o dilúvio e a contrução da arca.

    Já em Gn 7:6 Noé tinha 600 anos quando o dilúvio de águas veio sobre a terra.
    Então se passaram 100 anos desde o anúncio do dilúvio até de fato ele acontecer. Que foi o tempo que Noé levou para construir a arca e pregar.

    Responder
    • É isso aí meu irmão devemos nos arentar para o que a bíblia diz, e não pelo achismo

    • Oi Nathanael! Minha opinião é de que Deus usa certas mensagens de forma múltipla. Esses 120 anos podem ser os anos restantes daquela geração a ser destruída. Ele deu esse tempo misericordiosamente, acho eu. Também, poderia estar se referindo à toda raça humana futura, estabelecendo um limite de tempo para se arrependerem de seus maus caminhos. Ligo isso ao Jubileu que multiplicado por 120 totaliza 6 mil anos. Os 6 mil anos referem-se aos 6 dias da criação, em que “Deus trabalha até agora”. Sinteticamente é isso. Vocês entenderão. Jorge Luís, do canal Os Últimos Dias Antes do Arrebatamento.

  2. Aí eu pergunto: Quem construiu a arca com Nóe? Pois se Noé gerou seus filhos aos 500 anos, a construção da arca não demorou 100 anos. Pois em Gn 11.10 Estas são as gerações de Sem: Sem era da idade de cem anos e gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio. Até que os filhos de Noé tivessem idade para ajudar seu pai na construção da arca demorou um tempo.

    Responder
    • Querido irmão Graça e paz
      Quem orientou Noé foi Deus
      Quem ajudou ele construir à arca também foi Deus dando à ele a força necessário e quando seus filhos foram crescendo ajudá ao seu pai,
      Quantas pessoas ainda hoje constrói tantas coisas sozinho,
      O mesmo Deus de Noé
      É o mesmo Deus de hoje

  3. Olá, gostei dos comentários acima; e também quero expressar minha opinião com base nas reflexões na leitura de Gênesis capítulo 5 a 11.
    – Noé teve seus filhos após completar 500 anos, não é expressado a idade de espaço do nascimento entre eles; Sem, Cam e Jafé, embora é evidente quem foi o primeiro, segundo e terceiro a nascer.
    – Matusalém e muitos outros como ele que ajudaram na construção da Arca, que possivelmente ajudaram, pode morreram antes do dilúvio, assim como Matusalém morreu no ano do Dilúvio.
    – Deus falou com Noé e anunciou o Dilúvio quando o mesmo tinha 500 anos, e é dito com objetividade que o Dilúvio venho, isto é ocorreu quando
    tinha 600 da vida.

    Responder
  4. Eu ja li sobre o dilúvio e não li na bilblia que Noé anunciou a todos o fim da humanidade como muitos ensinam. Se atentarmos para o versiculo 13 do capítulo 6 veremos Deus falar que que resolveu dar cabo do humanidade e que fará os homens perecer e no versiculo 18 podemos ver claramente que a aliança fora feita com Noé e sua família e não com a humanidade e no capítulo 7 Deus usa o mais uma vez o verbo no modo imprerativo Entra na arca tu e toda tua casa. Esse evento foi muito diferente do que houve em Sodoma e Gomorra lá sim houve o aviso da destruição, no dilúvio na minha biblia não li. Acredito que deve-se ensinar que pelo tempo que Noé demorou para construir a arca possivelmente ele tenha anunciado o dilúvio, agora afirmar que ele anunciou a todoas e as pessoas não acreditaram isso não é correto afirmar porque não está escrito.

    Responder
    • Obrigado por ler o artigo! O que é importante observar é que Deus escolheu Noé porque encontrou um coração justo. Outro fato é que o apóstolo pedro fala que ele “pregou a justiça”. Com a demografia da época, não é difícil crer no processo natural que todos sabiam o que estava acontecendo – Pedro diz em sua carta: “Também não poupou o mundo antigo, embora tenha preservado Noé, pregador da justiça, junto com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios”. 2Pe 2.5.

  5. Noé não pregou nada m mostrem na biblia parem de almentar as coisas na biblia Deus disse pra fazer a arte pra ele é família e os animais somente…E ele fez

    Responder
    • Obrigado por ler o artigo. Segundo afirmou o apóstolo Pedro em sua carta (2Pe 2.5) Noé foi o “pregoeiro da justiça” – “Também não poupou o mundo antigo, embora tenha preservado Noé, pregador da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios”.

  6. Eu nao sei com quem Noe contruiu a arca, mas crei em um Deus que usa 1 só homem para derrubar milhares e milhares (Davi). Agindo Deus quem impedirá? Eu nao sei como ele fez e né quero saber, so sei que a arca ficou pronto e perfeito.
    Irmaos as coisas incombertas sao para Deus e as reveladas sao para nós, entao para de questionar o que nao esta escrito para nao pecar contra Deus.

    Responder
    • Obrigado por ler o artigo. Entendo o que você está falando. Nós não podemos ficar com contendas sobre isso e aquilo e jamais duvidar do poder de Deus. PORÉM, estudar, vasculhar, buscar, raciocinar, meditar e refletir – é um deseja que deve estar em nosso coração. Como diz em Provérbios 25.2 “A glória de Deus é ocultar certas coisas; tentar descobri-las é a glória dos reis.” Deus se agrada quando nos debruçamos para entender seus mistérios.

    • Quem diz que o Espírito Santo não contende com o homem nos prazeres mundanos é mentiroso
      Quem nunca fez alguma coisa que quebre a santa lei de Deus e nunca se sentiu culpado?
      Noé construiu a arca
      Mas quem pregou naquele tempo foi o Espírito Santo.
      O mesmo que está pregando hoje! isso é correto afirmar, mais do que qualquer dicionário autenticado.!

  7. Onde está escrito que Noé pregou para o povo ? Não foram 2 animais e sim 7 macho e 7 fêmea de animais limpos Gn 7;2

    Responder
  8. Me desculpe quem escreveu o artigo,mas não vejo Noé pregando em nenhum momento….Deus fez aliança com ele e sua família….em 2Pedro 2;5 Pedro diz que Noé foi pregoeiro da justiça de Deus,ou seja pós dilúvio,não antes do dilúvio….ele pregou oq viu…assim entendo….DEUS ABENÇOE A TODOS.

    Responder
  9. Amados irmãos boa tarde!
    Essa questão aí que noé não pregou para o povo realmente a bíblia não relata.
    Mais vejam bem.
    Tudo o que nós fazemos em nossos lares,assim como construção.
    Sempre vem um vizinho curioso perguntar: o que você está fazendo?
    Noé não precisou evangelizar de cidade em cidade,aquela obra enorme já dava pra vários curiosos chegarem até lá e perguntar de que se tratava aquilo.
    E noé iria dizer o quê?
    Então foi se espalhando
    Que notícia ruim é a primeira a se espalhar.
    Mais nesse caso aí
    Ninguém acreditava.
    Tudo expirou!

    Responder

Deixe um comentário